Transblogado

Você é motorista? Antenado, preocupado com o transito, quer saber das novidades no setor, então fica ligado no Transblogado estaremos publicando as matérias mais atuais e diversificando as discuções do transito nacional!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Você sabe o que é Torque e Potencia?

O que é Torque


Também conhecido com momento de força, momento de torção ou força de alavanca, corresponde


à força de giro exercida em determinado braço de alavanca e é expresso em Newton-metro (Nm).


Aplicado ao motor de combustão interna temos uma força, que é a pressão média exercida sobre o


êmbolo. Essa força atua através da biela, sobre o braço do virabrequim.


O torque máximo de um motor diesel se manifesta em um regime médio de rotações, e são chamados


fatores elásticos, os mais elevados valores de torque se manifestam em um regime de rotações


relativamente baixo e se conservam praticamente inalterados em uma extensa gama de rotações,


proporcionando assim maior sustentação de velocidades e exigindo menos troca de marchas.


É na Faixa de Torque do motor que se apresenta o melhor rendimento, com mais força e menor


consumo de combustível.


Nos motores turboalimentados, é justamente nesta faixa de rotações que a alimentação de ar (Pressão


do Turbo) é mais eficiente.



O que é Potência


Potência é a medida do Trabalho realizado numa unidade de Tempo.


Como Trabalho é o resultado de uma Força que desloca seu ponto de Aplicação, temos que Potência


É:


TRABALHO = FORÇA X DISTÂNCIA / TEMPO

Precisamos de um meio de comparação entre as energias gastas para deslocarmos os diferentes


corpos. Dois corpos de massas diferentes necessitam de forças diferentes para serem


deslocados. Evidentemente estes 2 trabalhos consumirão um determinado tempo para Sua


execução, e a razão entre o trabalho realizado ou energia consumida, e o tempo gasto para tal,


chamamos de Potência.


Deste modo podemos comparar os gastos de energia, principalmente, em veículos automotivos,


pois este valor define o grau de eficiência com que o motor está realizando o seu trabalho.

Nenhum comentário: