1- Defini-se mecanicamente o pneu como um recipiente de pressão e único ponto de apoio do veículo à superfície da estrada.
2- Sua funções principais, entre outras podem ser resumidas nas seguintes:
* Capacidade de suportar e transportar cargas.
* Capacidade amortecedora.
* Capacidade de transmissão de torque.
* Capacidade de resposta direcional.
* Capacidade de adarência ao solo.
3- Essas condições devem permanecer praticamente estáveis durante toda a vida do pneu. Também se espera que o pneu ofereça uma durabilidade satisfatória, resultado da quilometragem de suabanda de rodagem original e de suas recauchutagens.
4- Espera-se, sobretudo, que o pneu proporcione segurança durante todo seu tempo de utilização.
5- Alem dessas funções básicas, existe uma série de outros requisitos e considerações mais sifisticadas que o pneu deve ter para atender às necessidades atuais de desempenho dos veículos e satisfação dos profissionais do transporte, tais como:
* Baixa resistência ao rolamento e economia de combustível.
* Baixo nivel de ruído.
* Possibilidade de recauchutagens.
* Capacidade de velocidade alta dentro dos padrões técnicos e legais.
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