Transblogado

Você é motorista? Antenado, preocupado com o transito, quer saber das novidades no setor, então fica ligado no Transblogado estaremos publicando as matérias mais atuais e diversificando as discuções do transito nacional!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Brasil recebe fabrica da Saab para fornecimento de caças Gripen NG


Em 2 de junho, a Saab participou de uma conferência tratando de cooperação industrial entre Suécia e Brasil, realizada em São Paulo, em conjunto com a Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) e o Conselho de Comércio Exterior da Suécia.

Gripen NG para o Brasil
A Gripen oferece ao Brasil uma solução completa. O Gripen NG é a aeronave de combate mais avançada tecnologicamente do mundo, incorporando capacidade multiemprego e tecnologias de guerra centrada em rede (NCW), desenvolvidas especificamente para o País.

Em resumo, o Gripen NG do Brasil oferece:
Um poderoso e já comprovado motor
Radar AESA
Avançados Sistemas de Comunicação
Datalink Tático
Supercruise
Avançado Sistema de Guerra Eletrônica
Alcance Estratégico
Avançada Capacidade de Armamentos
Por que o Brasil deve optar pelo Gripen
O Gripen NG é a aeronave de combate mais avançada tecnologicamente do mundo, incorporando capacidade multiemprego e tecnologias de guerra centrada em rede (NCW), especialmente desenvolvidas para o Brasil.
O Gripen não só vai atender como superar todas as exigências operacionais da Força Aérea Brasileira, em todos os seus empregos – missões de Combate BVR/WVR Ar-Ar, Ar para Superfície terrestre e marítima, assim como reconhecimento.
O Gripen apresenta uma excepcional autonomia e capacidade multiemprego, em operações normais e hostis a partir de bases avançadas (FOB), atuando como um perfeito multiplicador de forças.
No curso de sua vida útil, o Gripen incorrerá em custos substancialmente menores do que os de seu concorrente monomotor mais próximo, sendo capaz de operar a uma fração do custo de seus concorrentes bimotores.
O Gripen NG é a única opção do Brasil que oferece recursos técnicos e militares de última geração.
Com o Gripen NG, o Brasil poderá se tornar um parceiro de seu programa de desenvolvimento e uma plataforma para o desenvolvimento de futuros programas tecnológicos.
Em combinação com o programa de Cooperação Industrial, o programa do Gripen, especialmente desenvolvido para a FAB, a Defesa e o setor industrial do Brasil, tornará o País, até 2020, totalmente independente da necessidade de adquirir aviões de combate de outros países, transformando-o em um exportador de aeronaves como a Suécia.

Capacidade Operacional
Representando a nova geração de caças multiemprego, o Gripen NG tem autonomia operacional, carga bélica e capacidade NCW, capaz de atender a todos os empregos especificados pela Força Aérea Brasileira; como força expedicionária nacional e regional. A capacidade NCW, desenvolvida especificamente para o Brasil, será bastante ampliada, operando o Gripen NG em conjunto com o sistema Embraer E-99 ERIEYE.
Sistema Avançado de Armamentos
O Gripen NG conta com um conjunto totalmente flexível e integrado de sensores, podendo ser equipado com armas adquiridas de outros fornecedores do mercado mundial. Sua sobrevivência é garantida, através do perfeito equilíbrio entre suas baixas assinaturas visíveis e aquelas registradas no radar e no infravermelho, assim como por meio de um altamente avançado sistema modular de Guerra Eletrônica e de Autoproteção.
Solução de Suporte
O conceito de logística foi desenvolvido, com o objetivo de atender às exigências da Força Aérea Brasileira, utilizando, ao máximo, a infra-estrutura existente no País. O programa de treinamento utiliza a infra-estrutura existente, junto com ajudas sintéticas de treinamento e o sistema Gripen, visando maximizar os benefícios do treinamento.
Parceria
O COMAER e a indústria brasileira seriam parceiros da Força Aérea Sueca e da Saab no projeto, desenvolvimento e integração de futuros programas de tecnologia do Gripen NG. O precoce envolvimento do Brasil no projeto e no desenvolvimento do Gripen NG conferirá à Força Aérea Brasileira e à indústria acesso imbatível a todos os níveis de tecnologia, tanto agora como no futuro.

Acordo de Compensação Econômica (Offset) A proposta prevê uma compensação econômica equivalente ao valor do contrato. O programa de compensação inclui a transferência de know-how e tecnologias avançadas e diferenciadas a parceiros industriais e institucionais do País, com o objetivo de desenvolver a capacitação nacional.
Produção e Manutenção
O compromisso assumido com o setor aeroespacial do Brasil inclui a opção de fabricação de peças e subconjuntos do Gripen NG e a montagem final do Gripen NG, no País. O conceito de manutenção foi adequado de modo a atender às exigências e à capacidade da indústria brasileira e da FAB, através do:
Estabelecimento de um centro de manutenção do Gripen NG no País, garantindo autonomia nacional
Extenso uso da infra-estrutura existente no Brasil, garantindo economia de custos e características comuns
Transferência de Tecnologia
O programa de Transferência de Tecnologia (ToT) garante o total envolvimento do País nas atividades futuras de desenvolvimento e maximiza a autonomia industrial do Brasil, através da transferência de competências exclusivas e altamente avançadas.
O programa ToT inclui:
Projeto, desenvolvimento e integração de hardware, aviônicos, software e sistemas no Gripen NG
Transferência de Avançadas Tecnologias e competências fundamentais de alta tecnologia, a exemplo de Fusão de Sensores, Baixa Observabilidade (LO) e capacidade Stealth.
A Saab garante acesso sem precedentes a todos os níveis de tecnologia, incluindo pleno acesso aos códigos fonte do Gripen NG.
Desenvolvimento Contínuo
O Gripen NG (Next Generation) é uma versão consideravelmente mais avançada do já comprovado caça multiemprego Gripen C/D, atualmente em operação. Projetado para o ambiente de guerra centrada em rede (NCW), uma característica do Século XXI, o Gripen com seu projeto modular e flexível será continuamente desenvolvido e aprimorado, com baixo risco e custo-benefício. O programa Gripen NG abrange o desenvolvimento de todos os principais sensores e aviônicos, incluindo os sistemas de comunicação de dados e de autoproteção, integração de armas, assim como aprimoramentos na estrutura do avião e no sistema de propulsão.
Crescimento Contínuo
O Gripen NG é uma plataforma de “baixo risco” com um contínuo programa de desenvolvimento custeado e com aperfeiçoamentos garantidos. O Gripen NG apresenta grande capacidade de crescimento, garantindo que a aeronave atenda a todas exigências futuras.


Para mais detalhes acesse: http://www.gripen.com.br/

2 comentários:

ccr3969 disse...

Será que o Brasil irá optar pelo caça sueco no programa FX, ou abrirá mão das vantagens que ele trará para a industria brasileira a favor de um outro caça como o Rafale ou o f18? A minha preucupação é que essa decisão do governo seja política e não atenda aos reais intereçes da nação.

Transblogado disse...

Pois é CCR3969, minha preocupação é mesma que a sua e vejo que em alguns jornais ainda não é oficial, mais o governo tem a preferência pelos franceses, acho que mais uma vez a política inclina-se por (forças ocultas) e não pelo real interesse da nação.
Obrigado pelo seu comentário!