Não:
O Turbocompound cria potência extra, convertendo energia que seria desperdiçada.
O Turbocompound trabalha recuperando a energia que, de outra forma, seria perdida ou desperdiçada. É um exemplo clássico de reciclagem. Ao invés de expelir ‘energia desperdiçada' pelo tubo de escape, mais calor é extraído dos gases do escapamento por uma segunda turbina de escape posicionada após o turbocompressor.
O segundo turbo (a turbina do Turbocompound) gira a 55.000 r/min. Este movimento passa pelas engrenagens da turbina e um acoplamento hidráulico, e então segue para o virabrequim através das engrenagens de sincronização. A redução das rotações produz um aumento útil do torque, que ao alcançar o volante aumenta o impulso. Você recebe esta força motriz extra sem aumentar as despesas com combustível.
A faixa verde de economia no conta-giros oferece uma ampla linha de rotações econômicas do motor, facilitando a vida do motorista. O motor ganha muita flexibilidade. As rotações do virabrequim se beneficiam do constante impulso extra que vem do processo do “turbocomposto”, ajudando a compensar as pressões rítmicas induzidas pela combustão. Assim, o motor funciona mais suavemente.
